A verba de comunicação corporativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) passou dos R$ 11,5 milhões alocados inicialmente em 2021 para R$ 22,4 em 2022. Este é o valor com que o órgão está renovando seu contrato com a agência BR+, vencedora da licitação nº 1/2017.
A agência iniciou seu trabalho de assessoria de imprensa e relações públicas, a partir de 19/02/2018 — sob a presidência de Michel Temer –, para o então chamado MCTIC, que ainda envolvia a área de Comunicações, hoje um ministério independente, sob o comando de Fabio Faria. A verba inicial foi de R$ 18,3 milhões, que despencou para R$ 9,9 milhões no ano seguinte, já com Jair Bolsonaro eleito.
O que chama a atenção no reajuste atual é que, no final de 2021, o próprio ministro da pasta, Marcos Pontes (foto), chegou a manifestar sua insatisfação, junto à imprensa, pelo corte de R$ 600 milhões que o MCTI sofreu em seu orçamento. Segundo o site Poder 360, ele teria pensado em deixar o ministério depois do corte da verba.
Na verdade, mesmo no início de 2021, o coordenador-geral de recursos logísticos do MCTI, Domingos Carlos Pereira Rego, assinava um apostilamento levando o valor do contrato daquele ano para R$ 15,3 milhões, demonstrando o interesse em investir mais na comunicação de Pontes com a mídia.
A BR Mais Comunicação Ltda. pertence ao publicitário Edson Campos, que já foi diretor de marketing da Embratur e também tem atuado com marketing político.